BR.RJ.COC.OC.COR.PES.8.3
[Papel de carta do SENDIG HOTEL: EUROPAEISCHER HOF]
Dresden, 25 de Abril de 1911.
Vocês pensam que por nos estar viajando não temos saudades, pois estão enganadíssimos, temos muito mais que vocês todos juntos.
Querida Mamãe
10 horas
Escrevo-te no Dresden, d’um hotel que parece ser bom, chegamos aqui às nove horas, Papai saio a pouco, foi visitar Dr. Moraes, e ver se tem cartas tuas que a muito tempo não recebemos.
A viagem, para mim não foi nada boa, enjoei um bom pedaço da viagem, depois do almoço melhorei, tenho gostado das comidas d’aqui não são tão ruins como pensava. A gente d’aqui é mirodona no extremo, param em volta da gente, falam alto, apontam com a maior simplicidade, são piores que todos os italianos juntos.
Ontem deitamo-nos às 8 horas, e hoje ainda eu tinha sono às 7 horas! A tal viagem é temível. Imagina que temos de fazer uma de 58 horas!
Aqui tudo é proibido, em toda a parte tem escrito: é proibido andar, cuspir, fumar, falar alto, abrir ou fechar as janelas dos bondes, passear nos trens, etc., enfim é um país que não me servia, porque dá logo vontade de brigar com todos.
Vimos muitos moinhos de vento, campos grandes, todos plantados, vimos rebanhos, com os cães tomando conta, assim que um carneiro se afasta dos outros o cachorro corre atrás dele e começa a latir, e muito engraçado.
Papai acaba de chegar, trouxe uma carta tua para mim, ele está muito zangado porque não recebe nenhuma linha, nem lembranças. Achei muita graça no que disse o tal inglês, só Papai, não gostou, porque não gosta de bruxaria.
Papai recebeu uma carta do Dr. S. Guerra, dizendo que o Bentinho fez exame de madureza e saiu-se muito bem, Papai ficou muito contente e eu também.
O tal vestido de [?] tem fama de ser chic. Já te escrevi uma carta contando que tinha comprado em Paris dois chapéus, acho que agora já a recebeste. Eu acho que Watina ainda não anda sozinho, então já terias escrito, não é?
As tuas cartas são muito pequenas e raríssimas, porque não fazes como nós, que escrevemos todos os dias. Papai está zangado contigo, por isso não te escreve hoje.
Muitas lembranças e beijos para todos, e para ti uma quantidade de beijos saudosos da tua Lizeta.