(Transcrita por Glauber)
22-3-1915
41 QUEEN’S GARDENS
LANCASTER GATE
LONDON, W
Meu muito e muito querido Papae,
Que notícia horrível nos trouxe tua penultima carta tão alegremente esperada! Como nos entristeceu profundamente a morte brusca de uma pessoa de quem tanto gostávamos.
Assim que o correio trouxe as cartas, vimos logo que aquella endereçada por ti ao Bentinho trazia uma má notícia. Mamãe ficou logo mto afflicta e lendo através do envelope as primeiras palavras da tua carta, ficou nervosíssima e pediu-me que fosse antregá-la depressa ao Bentinho para ver de que se tratava. Nunca pensamos que pudesse ser uma tão grande desgraça
Pobre de Almita (?), que agora mais que nunca, precisava tanto dos carinhos do pae.
Agora mesmo estamos recebendo tua carta de 7 de março, o Almanach do Tico-Tico para Dido.
Minha mamãe está tão triste e nervosa! Dormi com ella uma noite e Hercília outra. Fizeste tão bem não teres telegrafado, imaginas como teria então ficado Mamãe.
De saúde, nós, graças a Deus, temos passado muito bem, e desejo ardentemente que assim continuemos, pois as contrariedades e amofinações são de mais.
Não imaginas como Dido está bonito, gordo e com umas lindas cores, como nunca teve, tem-se dado perfectamente do collegio, está outro menino. Sempre com mania de colleções, agora colleciona um jornal inglez de sellos. Quis fazer também de grampos que acha nas ruas, mas isso não deixamos.
Pinca sempre contentíssimo da vida, só faz rir e fallar, nos diverte a grande, fala sempre em ti. Está magricella ainda, mas muito crescido e corado. Hontem tivemos um dia lindíssimo, quasi sem frio. Como havia muito tempo que eu não saía, mamãe quis que eu apanhasse um pouco de ar, então fui com Nonô, Hercilia e Bentinho na Tate Gallery, que eles não conheciam. Não imaginas como Bentinho aprecia a arte. Quando acabamos de ver uma das lindas salas elle dizia Uff! De uma já estou livre. E as apreciações sobre os quadros, nem podes fazer ideia.
Ultimamente Nono e eu fomos ver a Rejane e a Polaire, como eu tivesse gostado muitissimo, Mamae ia no dia em que recebemos tua carta.
Que tal o tal Angelo, elle que tinha tão boas disciplinas de famílias importantes está com certeza desmoralizado.