BR.RJ.COC.OC.COR.PES.8.11
[Papel de carta VERNEY’S 41. QUEEN’S GARDEN LANCASTER GATE LONDON, W. ]
15 Setembro 1914
Meu caro Bentinho
Com grande satisfação recebemos tua carta de Liverpool e hoje o telegrama de Vigo: Ficamos mais satisfeitos aguardando a chegada das cartas que prometeste.
Continuamos aqui nossa vida tranquila de sempre. Estou posando para a Angelina Agostini. Para cumprir o prometido, tiramos, tua Mãe e eu o retrato em cartão postal. As notícias da guerra são as melhores possíveis. Os alemães batem em retirada em toda linha e hoje acreditava-se que o Kran Priz estava sendo cercado perto de Argone e provavelmente ficaria com a retirada cortada.
Fui Domingo à National Gallery em companhia do Graça Aranha. Hoje fui com tua Mãe à Westminster Abbey. A Lizeta e o Nonô começaram hoje a excursão do Cook.
Londres continua a precaver-se contra os Zeppelins. Às noites apagam todos os principais combustores e iluminam fartamente o Hyde Park por meio de lanternas, de maneira que da altura se tenha a ilusão de ser ele o centro da cidade. Nós é que não ficamos muito bem colocados se essa estratégia tiver de ser aproveitada. Mas à vista do estado de coisas creio que os alemães não mais terão coragem de fazer avançar a frota aérea de que dispõem.
Ai vão duas cartas tuas que aqui chegaram. Duma delas tua Mãe tirou o selo que estava inutilizado.
Não te esqueças de providenciar para a vinda regular de nossa renda. Creio que com a atual crise o melhor meio de economizar é vivermos aqui algum tempo.
Escreve-me dando numerosas notícias de tudo aí e nas dúvidas que surgirem relativas às casas que resolve por mim como entenderes.
Mil saudades de todos os nossos, carinhos de tua Mãe e de teu amigo q muito de quer.
Oswaldo.