BRRJCOC-OC-COR-PES-5-7
Mexico, 26 de Novembro de 1907
Minha muito querida Miloquinha
Estou chegandoapós uma incommoda viagem de caminhode ferro de perto de6 dias! Nào imaginas que massada: preso num carro, sentado todo tempo, coberto de poeira, passando pelos lugares á toda a desfilada. Finalmente aqui estousão e salvo, livre de descarrilhamento que se deu, de nenhuma consequencia aliás a não ser o de um atrazo de 6 horas. Senti apenas de não ter podido photographar o accidente se deu á noite ao subir a serra. Uns malfeitores arrancaram uma parte dos trilhos, o que produziu o descarrilhamento duma das locomotivas. A paisagem é triste: enormes camposduma sridez de desolar e uma colossal miseria e porcaria entre os indios da região. – Estou installado numa casa historica: o antigo palacio do imperador Iturbide e que se acha situado na rua mais importante daqui.
Fui esperado na Estação pelo Ministro daqui Gomes Ferreira, do qual me desencontrei na estação, tendo, porém, encontrado logo depois, dando-meentão a correspondencia entre a qual encontrei tua querida carta de 15 de Outubro.Que satisfação indizívelproduziu-me a leituradella! Havia quasi um mez que não tinha cartas tuas! Mas um grande prazer sempre traz um desprazer! Com a satisfação experimentada entreguei o bilhete fui retirar minhas malas a uma carregador, cujo numero esqueci-me de verificar. E até agora a tarde não me trouxe a mala. Estou immundíssimo e sem roupa e na triste perspectiva de ficar privadode toda minha roupa, como me disse o empregado do Hotel. Estou afflicto. Paro hojeaqui e vou tomar um carro para ir a Estação verificar se o sujeito retirou-me a mala antes de tudo quis te escrever estas linhas que continuarei amanha ou hoje á noite.
Saudades a todos carinhos aos filhos e um estreito abraço e mtos beijos do teu saudosissino
Oswaldo
A bondosa D. Matilde abraça affectuosamente Miloca que por si e por sua filhinha Zahra agradece penhoradissima o mimo que recebeu.