BRRJCOC-OC-COR-PES-6-65
SENDIG HOTEL: EUROPAEISCHER HOF
Dresden – A., d. 29 de Abril 1911
Minha bôa amiguinha e querida Miloca
Estamo-nos levantando da mesa da ceia (8h!!!), que nós fazemos servir principalmente em nossos aposentos, pelo que pagamos a somma de M 6.50 o que equivale a mais ou menos 4.500! O nosso “Menu” é o seguinte: chá, presunto, gallinha fria, salame,sardinhas, carne fria, pão, pão preto e manteiga. – Hoje pela manhã fui com a Lizeta visitar a galeria de quadros d’aqui,que é a 3a do mundo:Florença, Paris e Dresde. Extasiámo-nos diante da Virgem Sixtina de Raphael, que na realidade, para mim, é o melhor que produziu esse genial e fecundo artista, o enamorado da Fomarina que elle immortalizava em seus quadros. Quando páro diante dum quadro de Raphael pasmo diante da obra colossal desse genio que morreu aos 37 anos! Depois dessa refeição intellectual viemos jantar (1h20 da tarde) e subimos para esperar a visita da Mme Florence que veiu fazer conhecimento com a Lizeta. Ella t’o referirá com mais minucia. Saí as 4 horas e fui para a Exposição tratar de algumas cousas que surgirame voltei para casa ás 6 horas da tarde. Foi esse o nosso viver dehoje. Está aqui hospedado no hotel o Giemsa; aquelleallemão de cara cortada que esteve em Manguinhos.
Amanhã iremos fazer uma grande passeata em automovel pela denominada Suissa saxonica, isso se o tempo permittir, o que será duvidoso, porque continúa a chover e a ventar.Excusado te é dizer que a Lizeta está radiante de satisfação. Temos outra excursão planejada de 200 Kilometros até Berlim e outra a Leipzig. – A Lizeta te contará que foi convidada para uma festa que lhe será offerecida pela Mme Florence.
Adeus minha adorada Miloquinha. Esperava hoje cartas e até agora nada recebi. Carinhosa nossos filhinhos. Muitas lembranças a todos e tu recebe com os protestos da mais viva idolatria mil carinhos beijos e milhões de saudades do teu velho e saudoso amigo
Oswaldo