BR.RJ.COC.OC.COR.PES.6.9

Porto Velho de Santo Antônio 11 de Julho de 1910

Minha querida Miloquinha

Chegamos aqui ontem á tarde após esplêndida e rápida viagem tendo gostado apenas 5 dias de Manaus até aqui o que constitui exceção sobretudo nesta época em que o rio está descendo e não pode viajar á noite.

Fui muito bem recebido em Manaus onde o Governador foi me buscar á bordo, tendo sido eu hospedado na casa d’um dos empreiteiros do Cia o Snr May um ativo americano, moreno com cara de brasileiro.

Não imaginas como essa gente me tem tratado: como um verdadeiro príncipe. Puseram a minha disposição um navio da Cia e ás minhas ordens puseram o Mordomo da Companhia, que depois de indagar ao Belizário da minha dieta etc. pôs um cozinheiro pra meu regime e durante toda a viagem, nessas paragens onde não ha recursos fui alimentado a vegetais, ovos, galinhas, doces, aguas minerais, enfim tudo quanto podia desejar.
O navio trouxe um carregamento desses alimentos para aqui afim de que me não falte coisa alguma. Instalamo-nos na casa do medico em chefe que abandonou seus cômodos e tudo nos entregou. Temos criados chineses. Enfim, todo o conforto possível numa grande cidade tenho aqui nessas inóspitas passagens. São verdadeiramente inóspitas! O impaludismo reina aqui de maneira assombrosa. Visitamos ontem a cidade de Santo Antônio. Não podes imaginar o que seja. Qualquer descrição por mais pessimista ficaria aquém da realidade. Basta que te diga que na cidade não ha um só habitante filho do lugar. Todas as crianças que ali nascem morrem infalivelmente e as poucas aí nascidas estão de tal modo doentes que fatalmente morrerão breve. A imundície é incrível. Para dar uma ideia pálida do que é ela basta que te diga que matam os bois nas ruas e aí abandonam as vísceras cabeça etc. que deixam apodrecer em plena rua, e o mau cheiro é de tal ordem que quase se fica sufocado. Estou horrorizado com tanta porcaria!

Adeus minha querida, muitos carinhos a nossos filhinhos, saudades a todos e muitos beijos e saudades de teu saudosíssimo

Oswaldo.

Acessar a Base Arch

Privacy Preference Center