BR.RJ.COC.OC.COR.PES.4.4

4 de Outubro 1905

Querido Oswaldo,

Recebeste o telegrama que passamos para a Bahia? Ainda não recebi noticias suas de lá, espero receber hoje. Por aqui vamos todos bem com a graça de Deus e estimo que te aconteça o mesmo. Espero já não tenhas mais enjoado, não imaginas como fiquei triste com a tua carta da Vitória em que me dizes que tem passado mal!

Ontem recebeste alguns livros da Europa, e carta do Vasconcellos fazendo-te os maiores agradecimentos e protestos de amizade. Diz ele que foi muito bem recebido e que o Marchoux tem sido duma amabilidade extraordinária para com ele e envia-te muitas recomendações.

Antes de ontem fui despedir-me da Iris, nos desencontramos pois ela tinha vindo para cá, então estivemos eu e Mamãe com o Chagas, que perguntou muito por você.

Na volta encontramos D. Maria José disse que D. Edith esteve resfriada e com febre creio que nervosa por causa da partida do Dr. Pedrosa, agora ela está mais calma mas parece que houve horrores. Ontem esteve aqui a Luizinha Cunha veio em nome do marido e do dela oferecer-se para que no caso de se precisasse alguma coisa, etc etc.

Foi ela que me contou que D. Edith estava muito contrariada segundo contaram a ela Luizinha.

Ela com que esteve numa casa em fizeram os maiores elogios à tua coragem e boa direção, pois até hoje nenhum diretor se tinha lembrado de fazer semelhante inspeção.

  1. Carola tem sido muito boazinha para mim, tem vindo sempre e passa todo o dia aqui, já veio três vezes desde que partiste, me distrai muito, convida-me para passear a Copacabana, e está muito aborrecida porque eu não quero sair, ela acha que passeiadeira como sou, não devo ficar em casa nem mesmo estando aborrecida como estou agora! Noemi e o Baptista passaram a noite de ontem aqui. Alice e Samuel que tinha ido visita-la não a encontrando, vieram também para cá! O Salles Guerra e a D. Carola que vieram visitar Sinharinha, não a encontrando pois ela estava em casa da D. Rosinha Rego, vieram também para cá e demoraram-se até 11 e meia. O Salles Guerra ainda está um pouco abatido. Papai ficou muito desconfiado (pois ele apenas o cumprimenta cerimoniosamente) porque o Eligio Tavares, aquele da Diretoria, convidou-o para jantar, dizendo que não há a menor cerimônia pois é só ele a mãe e a irmã. Papai disse que agora vai evita-lo o  mais possível.

Desde que partiste ainda não tive disposição para sair, tendo estado mesmo aborrecida e mal humorada, só não pude deixar de pedir a Papai para arranjar camarote para irmos [?].

Já fomos a duas Sorciére e ontem [Adroinse Lecouarem?], da loura dela. A companhia toda é esplendida de sorte que é um conjunto admirável. Vem também a Ventura, ultimo premio da [?] Française. Não te posso contar nada pois tudo que disser é pouco para a maravilha que é.

O teatro tem tido bastante gente mas não esta completo, só estão ocupados os camarotes de ponto donde se ouve bem, os distantes estão vazios assim como as cadeiras. Ao nosso lado estão como sempre, Passos e Wilson, Heitor Cordeiro e mais os habitués do Lyrico, os únicos que não vão são: Conde Figueredo, Borges, Cruz Alta, Costa Pereira, Muniz e Salvador Santos e Godoy. O mais são os mesmo de sempre. Ontem havia menos gente do que no dia da estreia. Na primeira vez que fomos (só os três) esteve no nosso camarote o Moraes, entre muitas coisas que falou disse que ia mandar aqui um pedreiro consertar a entrada por causa da agua empoçada, como tinhas falado a ele mais de uma vez. Perguntou com muito interesse por ti e veio conosco no bonde pagando-nos a passagem. O Rocha Lima tem assinatura mas não foi essa noite porque veio muito tarde de Manguinhos. O tragão foi para as torrinhas mas estava tão cansado que dormiu todo o tempo e foi acordado só para sair. Ontem fomos como Baptista e Noemi.

Estiveram no nosso camarote o Rocha Lima e Godoy, conversamos muito e ficamos surpreendidas da amabilidade deles, indo lá. O Godoy está mais gago e atrapalhado do que nunca, não entendi nada que ele disse, só a muito custo explicou-me que tinhas ficado de enviar umas placas para ele ir revelando e até agora não tinha recebido nada!

Eles acham que tens custado a chegar ao fim da viagem! O Rocha Lima disse que ficou assustado pois não soube que só partiste daqui na sexta-feira, de noite que achava muito tempo para chegares a Vitória, por isso é que não cessava de tocar o telefone pedindo-me noticias. O Moraes veio todo o bonde conversando conosco a respeito de Dr. Oswaldo!

Segunda-feira o Rocha Lima vai levar D. Sinhá. Creio que o Godoy foi na cadeira do Moraes, pois este ontem não foi. Os empregados da profilaxia mandaram rezar uma missa em ação de graças pelo restabelecimento do Pacheco Leão. Houve um caso de varíola aqui na rua Conde de Irajá, houve desinfecção. Disseram que foi varíola, não sei, veio assistir a remoção aquele médico namorador, Dr. Aragão.

Apareceram aqui uns recibos d’um Club Médico, 60 e tantos mil réis eu não quis pagar pois não sei se queres, ou se é especulação deles.

Ontem veio no jornal um artigo assinado por um advogado a respeito de higiene e as vacas 

Acessar a Base Arch

Privacy Preference Center