BR.RJ.COC.OC.COR.PES.4.5

10 de Outubro 1905.

Querido Oswaldo.

Hoje foi um dia cheio para mim pois recebi tuas cartas logo pela manhã e agora 7 horas da noite recebi telegrama de tracajú. Apreciei em extremo as tuas cartas, pois são muito minuciosas e chegaram aqui transbordando de saudades!

Andaram de mão em mão e, sobretudo Papai apreciou-as muito. Sente muito saber que passaste tão mal, então deves estar muito magro e abatido não é?

Como tens cometido tanta imprudência! Até atravessando o mar em ombros de marinheiros! Já é vontade de viajar (até chego a escrever viajar com g)! Peço-te encarecidamente e por tudo, para que não te exponhas nem faças imprudências!

Recebemos cartas também de Minça ela está encantada coitadinha com tua próxima chegada, diz que agora o tempo está custando o passar mais do que nunca. Está muito aborrecida porque diversos médicos de lá já arranjaram para te dar um almoço, de sorte que assim que chegares não poderá estar logo contigo.

Ela agradece-me muito em ter eu obtido da tua bondade, passares lá com ela uma semana no mínimo, por isso torno a pedir-te, e me farás com isso um grande prazer que muito reconhecida te ficarei, se assim o fizeres, como já me prometeste.

Já te escrevi para o Maranhão, a carta deve estar com Miuça, pois subscritei a ela. Hoje recebeste carta do Albanel não diz nada de importante, ele vai mandar os cartões do Pedrosa. Recebeste também dois cartões postais do Plácido, e só. O Niemeyer esteve aqui de manhã, falou com tua mãe e contou mil novidades da família dele. Eu não lhe falei por ter lavado a cabeça e estar despenteada, amanha ele mandará buscar as minhas cartas. Ontem estreou a nova companhia lírica, dizem os jornais que a soprano é muito boa e o tenor que estreou não é de todo mal, mas assim mesmo tentaram vaia-lo, o povinho das torrinhas já habituou-se a isso, temos vontade de ir uma vez.

Hoje ainda não pude ir a casa de D. Edith, pois D. carola esteve aqui muito tempo. Cilança foi passar o dia com Noemi, porque ela ia sair, e comportou (ele) muito bem. Lizoca e Mamãe mandas te agradecer muito os cartões. Mademoiselle também ficou muito reconhecida e com os olhos cheios de lagrimas só me dizia “eu não disse que sonha com ele”, e sonhou mesmo que estavas muito enjoado e vomitando. Adeus, recebe milhares de beijos das crianças. Saudades muitas de todos, e um abraço e beijo da tua Miloca.

Não sei porque os fatos se juntam para que não possa visitar D. Edith.

Acessar a Base Arch

Privacy Preference Center