BR.RJ.COC.OC.COR.PES.8.1
[Papel de carta do SENDIG HOTEL: EUROPAEISCHER HOF]
Dresden, 21 de Abril de 1911.
Meu querido Bentinho
Recebi tua cartinha que me encheu de prazer e me trouxe grande satisfação, tanto maiores quanto estava eu muito sentido contigo por causa do mal entendido que [?], relativamente à tua entrada à noite em Petrópolis. Felizmente vieste mostrar que és sempre o bom amigo que tens sabido ser de teu pai e que longe de estar preparando para ele uma velhice amargurada vais, ao contrário, dar-lhe a tranquilidade e o sossego, tão necessários nos últimos anos da vida.
Agora é preciso completar teus estudos preparatórios, que, como deves concordar, foram insuficientes. Julgo, indispensável que te aperfeiçoes em matemática e que conheças praticamente o alemão, por isso peço-te que tomes o explicador de matemática de que te falei; e se dele não tiveres o endereço peço-te que procures o Chagas ou o Godoy, que a ele te levarão. É preciso, quanto antes, tratares também de estudar o alemão, mas convém faze-lo com afinco e com resolução firme de chegar a resultado. Deves tomar explicador; mas, deves, também, procurar traduzir fragmentos de livros, tirando ao dicionário os significados. Basta que, por dia, consagres 1 hora a esse exercício e verás que não terás ocasião de te arrependeres. Falo com conhecimento de causa.
Já conseguiste matricula na Escola?
Hoje mandei-te pelo correio uma gravata, um par de meias e [?] de casas iguais. Não sei se o receberás.
Manda-me dizer o que queres que eu d’aqui te leve e que esteja dentro de minhas posses. É preciso que estudes e estudes muito para manteres na Escola o nome que trazes: o nome de teu Avô que soube sempre se impor pelo estudo, pelo caráter, pela delicadeza e pela inexcedível bondade! Vê, pois, o peso de tua responsabilidade!
Adeus, meu querido filho, olha com carinhosa atenção para tua Mãe e para teus irmãos. Saudades muito afetuosas de teu verdadeiro amigo muito saudoso
Oswaldo