Minha Querida Miloquinha Oswaldo Cruz chegou a Paris em meados de julho de 1914 com a família. Poucas semanas depois, foi deflagrada a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Súbita e inesperadamente, eles se viram em meio ao conflito. Por julgar que os riscos seriam menores no outro lado do canal da Mancha, ele decidiu buscar abrigo em Londres, para onde partiu com a família no início de setembro. Em cartas ao filho, Bento, e à mãe, Amália, menciona os boatos que corriam sobre um possível bombardeio contra a cidade por parte dos zepelins alemães. Eram hoje 6 horas da manhã, quando os tímpanos do telefone advertiram que alguém desejava falar conosco; era teu pai que me chama para tratar-lhe o ferimento da perna. Ativar intérprete de Libras

Oswaldo Cruz chegou a Paris em meados de julho de 1914 com a família. Poucas semanas depois, foi deflagrada a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Súbita e inesperadamente, eles se viram em meio ao conflito. Por julgar que os riscos seriam menores no outro lado do canal da Mancha, ele decidiu buscar abrigo em Londres, para onde partiu com a família no início de setembro. Em cartas ao filho, Bento, e à mãe, Amália, menciona os boatos que corriam sobre um possível bombardeio contra a cidade por parte dos zepelins alemães. Eram hoje 6 horas da manhã, quando os tímpanos do telefone advertiram que alguém desejava falar conosco; era teu pai que me chama para tratar-lhe o ferimento da perna.

Ativar intérprete de Libras

Veja detalhes das imagens

Leia as cartas de Oswaldo para sua família

Carta escrita por Oswaldo para Bentinho, em papel amarelado e com manchas do tempo. No canto superior esquerdo, a impressão de um brasão vermelho, com uma cruz entre dois dragões. Abaixo, em letras pretas, está escrito: Verney’s. À direita, o endereço: 41. Queen’s Gardens. Lancaster Gate. London. No cabeçalho: “15 de setembro de 1914”. Para ler toda a carta, acesse as cartas de Oswaldo para sua família.

[Papel de carta VERNEY'S 41. QUEEN'S GARDEN LANCASTER GATE LONDON, W. ]
15 Setembro 1914

Carta manuscrita por Oswaldo para Bentinho, em papel timbrado do Verney’s. À esquerda, acima, o brasão vermelho do hotel, composto por uma cruz entre dois dragões. À direita, o endereço. A carta possui dois furos paralelos na lateral esquerda, feitos com furador. No cabeçalho, Oswaldo escreve: “Londres, 18 de Novembro de 1914”. Para conhecer toda a carta, leia as cartas de Oswaldo para sua família.

Londres, 18 de Novembro de 1914.

Carta de Oswaldo para Bentinho, escrita no papel timbrado do Verney’s. O papel está amarelado e com manchas do tempo. À esquerda, na lateral, dois furos feitos com furador. No cabeçalho: “8 de dezembro de 1914”. Para conhecer toda a carta, leia as cartas de Oswaldo para sua família.

[PAPEL DE CARTA DE “VERNEY'S 41. QUEEN'S GARDEN LANCASTER GATE. LONDON, W.”]
8 de dezembro 1914

Carta manuscrita por Oswaldo para Miloca, em papel amarelado e com manchas cinza. No cabeçalho, Oswaldo escreve: “Petrópolis, 21 de fevereiro de 1915. Minha Miloca muito adorada”. Para conhecer toda a carta, leia as cartas de Oswaldo para sua família.

Petrópolis, 21 de Fevereiro 1915.

Carta manuscrita de Oswaldo para Miloca, em papel amarelado e com manchas do tempo. À esquerda, acima, está impresso: “Instituto Oswaldo Cruz. Caixa postal 926. Brasil. Rio de Janeiro”. Para conhecer todo o conteúdo da carta, leia as cartas de Oswaldo para sua família.

1 de Junho de 1915

Carta manuscrita de Oswaldo, em papel amarelado pelo tempo. No cabeçalho, Oswaldo escreve: Rio, 9 de junho de 1908. Minha Miloquinha querida. A carta tem quatro páginas. Para conhecê-las na íntegra, leia as cartas de Oswaldo para sua família.

Rio, 9 de Junho de 1915.

Privacy Preference Center